cover
Tocando Agora:

Audiência Pública reúne fazedores de cultura para fortalecer o samba em Salvador

Na manhã desta sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Salvador recebeu a 1ª Audiência Pública O Samba em Salvador, projeto idealizado pelo produtor cultural Clécio Barreto e acolhido pelo mandato da vereadora Aladilce (PCdoB – Bahia).

Audiência Pública reúne fazedores de cultura para fortalecer o samba em Salvador
Audiência Pública reúne fazedores de cultura para fortalecer o samba em Salvador (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira, 12/09/2025, ocorreu a 1ª Audiência Pública O Samba em Salvador, projeto idealizado por Clécio Barreto (produtor cultural) e acatado pelo mandato da vereadora Aladilce (PCdoB – Bahia). O encontro foi realizado às 9h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador.


A audiência teve como objetivo promover a participação coletiva dos(as) fazedores(as) da Cultura do Samba, com a finalidade de contribuir para a organização da 1ª Semana do Samba, prevista para dezembro de 2025.


A mesa foi altamente representativa, presidida pela vereadora Aladilce e composta por Clécio Barreto; Romário Almeida, do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador; representantes do ECAD; o Projeto Samba do Viaduto, com a Sra. Sheila; e o Bloco Alvorada, representado por Vadinho França.


O encontro marcou o início de uma caminhada em busca de dignidade para as pessoas que fazem o samba girar — cultural e economicamente — em Salvador. Entre os pontos debatidos, destacaram-se:

   •   a efetivação do mapeamento dos projetos de samba;

   •   o respeito aos sambas de rua e de comunidade, reconhecendo-os como espaços de lazer e legitimação da cultura do samba;

   •   o apoio em infraestrutura (palco, som, banheiros químicos), sem perseguição;

   •   a isenção de taxas para os(as) fazedores(as) da Cultura do Samba;

   •   políticas públicas afirmativas com equidade de gênero, por meio da Fundação Gregório de Mattos e da Saltur.


Foi ressaltado que esta audiência teve caráter de qualificação do projeto. Estiveram presentes também:

   •   representações do movimento junino, como Vagner Sherek;

   •   diversos projetos de samba de Salvador, entre eles Samba do Leite (Natan Azevedo), Samba dos Coroas, Rogério Bambeia;

   •   representações femininas, como Josi Climaco (Terreiro da Preta), Cláudia Rosa (Gira Delas – 1º Samba Junino Feminino), Amanda Quadros (Roda de Samba de Mulheres de Itapoan) e Rosa Show (Roda de Samba Show).


Sambistas, levantai-vos e uni-vos: a contribuição de todas e todos é primordial para a dignidade do samba na cidade de Salvador.


“Não deixe o samba morrer!”


por: Josiane e Yaçanã Climaco. 


Comentários (0)